sábado, 2 de junho de 2007

TRISTANIA

HISTORIA: Em Maio de 1997 a banda entrou em estúdio pela primeira vez e gravou sua demo em Klepp Lydstudio. Nesse meio tempo, Vibeke Stene foi recrutada. Ela deveria contribuir na demo como participação especial, mas o resto da banda se convenceu de que sua voz combinava com o estilo da banda perfeitamente, e ela então entrou na banda como o sexto membro. Durante o verão de 1997 a demo foi distribuída a diferentes gravadoras, e a Napalm Records ofereceu a melhor proposta. O primeiro lançamento da banda com a nova gravadora foi o MCD Tristania, que veio a ser a demo, mas com uma mistura e arte diferentes.
Inspirado por boas críticas por toda a Europa, a banda estava ansiosa para gravar o álbum de estréia. Após alguns meses Moen e Veland tiveram as canções prontas e antes do fim de 1997 o primeiro álbum Widow's Weeds foi gravado, sendo lançado no começo de 1998. Widow's Weeds é um álbum de metal sinfônico com influências de doom metal, gothic rock, death metal, música clássica e black metal. Essenciais para o álbum foram 2 convidados especiais. Østen Bergøy (Morendoes), que é hoje um membro regular da banda, contribuiu com os vocais masculinos limpos na canção "Angellore". Os violinos foram tocados por Pete Johansen (The Scarr), que contribuiu também em outros álbums mais antigos de Tristania.
Após ter feito suas primeiras apresentações ao vivo fora da Noruega, abrindo a turnê do Lacrimosa na Bélgica e na Áustria durante o verão de 1998, o Tristania fez sua primeira turnê européia no outono do mesmo ano, junto com Solefald e Haggard.
Em 1999, o álbum Beyond The Veil foi lançado. Suas canções são construídas em torno dos mesmos elementos que o antecessor. Moen e Veland foram os compositores, mas Moen e Hidle também compuseram juntos outras faixas. A banda seguiu outra turnê com as bandas The Sins Of Thy Beloved, Trail of Tears e Antichrisis.
Em 2000 a banda continuou a série extensiva de turnês, contando inclusive com oportunidades no México em agosto e nos Estados Unidos em Novembro. No fim do ano, Morten Veland saiu da banda devido a diferenças pessoais

Nenhum comentário: