sábado, 2 de junho de 2007

vampiros 1 :conde dracula

conde dracula

Nascido na cidade de Sighisoara, na Transilvânia, em1431, o príncipe Vlad Tepes, senhor das terras hoje conhecidas como Romênia, por seus atos de maldade e sadismo, tornou-se a grande inspiração de Bram Stoker para sua obra prima de 1897, o Drácula.Vlad era o governante da Wallachia, área ao sul da Romênia, e foi descrito em documentos alemães, bizantinos, eslavos e turcos do seu tempo, e em histórias populares de horror como um governante cruel, egoísta e possivelmente louco. Seu sobrenome Tepes (pronuncia-se Tsepesh) significa, em romeno, 'empalador" e foi atribuído a Vlad pela forma com que ele castigava e empalava seus inimigos. A empalação* era uma forma singular de execução em que a vítima morria espetada entre as pernas, cravada em uma estaca de madeira.
Vlad desfrutava especialmente das execuções em massa, onde algumas vítimas eram empaladas no ato e se mantinham na parte superior da estaca. Com o peso de seus corpos, iam escorregando pouco a pouco, causando uma horrenda cena, com a estaca destruindo todos os seus órgãos internos. Para completar o seu espetáculo, Vlad encomendava um banquete junto às suas vítimas e desfrutava de uma suculenta cena, escutando os gemidos que emitiam os moribundos.* empalação - s.f., suplicio antigo, que consistia em espetar o condenado pelo ânus numa estaca,posição em que ficava até morrer (Larousse)
Somando-se ao seu título de "Empalador", Vlad foi conhecido como Drácula, o "Filho do Dragão".Originalmente este título foi outorgado por causa de seu pai, que pertencia à Ordem do Dragão, uma ordem religiosa criada pelo Imperador romeno Segismundo para combater os turcos.O velho Vlad usava o símbolo do dragão em suas moedas e utilizava o nome Dracul, um diminutivo do nome de seu filho. À medida em que se conhecia o talento do jovem Vlad para torturar, o nome de Drácula chegou a ser interpretado como o "Filho do Diabo".Ao mesmo tempo em que Vlad se tornou famoso por seu sadismo, era respeitado pelos seus cidadãos por sua ferocidade contra os turcos. Era respeitado como guerreiro e governante que não tolerava o crime entre sua gente, e durante seu reinado ergueu grandes mosteiros. Apesar da pouca ambição política de Vlad, a turbulenta atmosfera política da época chegou ao seu reino. Foi exilado duas vezes de sua terra, por um breve período em 1448, novamente de 1456 a 1462 e por duas semanas no ano de sua morte, em 1476.Finalmente, Drácula morreu violentamente pelas mãos de um espião turco. Foi enterrado em um dos mosteiros que construiu, na ilha de Snagov. Ao contrário da crença popular, o castelo de Drácula não fica na Transilvânia, suas ruínas encontram-se ao norte da Wallachia, na cidade de Tirgoviste. A tumba de Vlad, o Empalador, encontra-se na base de seu castelo e está vazia. Não se sabe que fim levou o seu cadáver.

Nenhum comentário: